Jaguar Land Rover apresenta prancha de surf de plástico reciclado

Durante quase 70 anos, a Land Rover fez com que os seus clientes pudessem percorrer as paisagens mais inóspitas do planeta. Agora, faz a sua primeira incursão no mar, com a prancha de surf "Resíduos para Surfar", criada com plástico reciclado procedente de moldes antigos.

Estima-se que todos os anos sejam deitados ao mar cerca de oito milhões de toneladas de plástico, que demoram centenas de anos a desaparecer. Por isso, a Jaguar Land Rover cimentou o seu compromisso de atingir o objectivo de zero resíduos quando decidiu criar uma gama de pranchas de surf totalmente feitas com plástico reciclado.

A prancha foi criada em colaboração com a SkunkWorks Surf Co, uma empresa de surf apostada em proteger o meio-ambiente. Além disso, a surfista Lucy Campbell, campeã do Open Feminino de Surf da Inglaterra, foi a responsável por testar a prancha na costa da Irlanda do Norte. Foi fabricada à mão com as dimensões exactas e necessárias para Campbell (170 x 46,67 x 5,56 cm), que actualmente compete no circuito internacional. A prancha tem partes em fibra de carbono para aumentar a sua durabilidade e flexibilidade em situações mais intensas.

"Assim que conheci o projecto fiquei muito entusiasmada por poder participar nele. O oceano representa uma grande parte da minha vida, pelo que ajudar a fomentar a sensibilização acerca da necessidade de o conservar é algo muito importante para mim. Sabia muito pouco acerca do processo de design dos carros, razão pela qual tinha muita curiosidade em saber como a Jaguar Land Rover está a dar uma "segunda vida" aos seus materiais. Entrar na água e experimentar esta prancha pela primeira vez foi algo fantástico", referiu Lucy Campbell.

 

Em destaque